sábado, 11 de abril de 2009

Autor

José Martiniano de Alencar

Nasceu em Mecejana, no Ceará tinha o mesmo nome do pai, importante figura política do Império.
Formado em Direito em São Paulo, Alencar dividiu suas atividades entre a advocacia, o jornalismo e a política, tendo sido deputado pela Província do Ceará e ministro da Justiça. Candidato ao cargo de senador, foi o primeiro colocado numa lista sêxtupla, onde o imperador deveria escolher dois nomes. Nãosendo escolhido retorou-se da política e da vida pública.
Como escritor foi o principal prosador do Romantismo brasileiro, destacando-se sobretudo pela sua fértil imaginação. Sua obra completa reúne vinte romances de desigual qualidade, entre os quais duas obras-primas ( Iracema e Senhora), seis peças de teatro; crônicas e artigos de jornal.
Se na década de 1840, coube a Teixeira e Souza e a Joaquim Manuel de Macedo o papel de pioneiros , nas décadas seguintes foi José de Alencar quem fixou e ampliou os modelos do romance romântico brasileiro, diversificando seus temas e dando-lhe uma qualidade literária superior.
Observando o conjunto de sua produção literária temos a impressão de que Alencar obedece a um sentimento de dever patriótico, como se cumpisse a missão cívica de compor, num grande painel romantista.

O guarani
(1857) - Dentre as classificações dos romances de Alencar O guarani se encontra nos romances indianistas. Onde dão c0ntinuidade á idealização do indio, iniciada na poesia de Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias. O homem americano tanto é caracterizado como um ser em perfeita comunhão com a natureza,bem como com os valores dos cavaleiros medievais. Foi o primeiro grande suscesso de Alencar entre os leitores, mostra o início da colonização do Sudeste(Vale do Paraíba, século XVI) e da cultura do índio. Peri e Ceci, heróis do romance integraram-se no imaginário brasileiro com verdadeiros mitos.

2 comentários:

  1. - A atividade de revisão dos conteúdos proposta sob a forma de blogs já está encerrada. Não precisa mais postar respostas ou fazer comentários nos demais blogs, porque a avaliação considerará apenas as postagens feitas até o dia 13 de abril.

    - Na proposta da Webgincana, em momento algum, cogitou-se a possibilidade de correções das respostas dadas, logo, não existe necessidade de enviar emails ou comentários alterando as respostas, eles não serão considerados. Observe as datas de postagem e envie seu comentário ou email naquelas datas especificadas, após ter certeza da resposta que o grupo quer apresentar..

    ResponderExcluir
  2. As duas postagens finais foram deficientes.
    Nota final: 9,5

    ResponderExcluir